terça-feira, 28 de abril de 2009

Egoísmo X Altruísmo

Egoísmo: sm (ego+ismo) Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios.

Altruísmo: sm (fr altruisme) Sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio


O que é uma pessoa egoísta, e como ela se sente quando pratica atos egoístas?

Tenho me feito essa pergunta nos últimos dias, e não consigo entender como alguém pode simplesmente ignorar o sentimento dos outros...

Demorei a perceber que todo ser humano é, em determinados momentos e em determinadas atitudes, egoísta. O egoísmo é inerente ao ser humano...

Ora, então quer dizer que não existem pessoas altruístas no mundo? Não, claro que elas existem. Aliás, todo ser humano também é altruísta! Vocês devem estar se perguntando “Como que é possível ser egoísta e altruísta ao mesmo tempo?”.


A resposta está logo acima. “Em determinados momentos e em determinadas atitudes”. Sabe aquele momento, que você pára tudo o que está fazendo para ajudar seu amigo necessitado? Aquele dia em que você saiu da sala de aula, uma aula importante, pra atender um telefonema, pois podia ser alguém precisando de você? Ou aquele dia que você ficou andando de um lado pro outro no seu quarto, ao invés de ir fazer alguma coisa mais importante, só por estar preocupado com o bem estar de alguém que você ama?

Pois é, nessas horas, você está sendo altruísta. Deixando de se preocupar com o próprio bem estar em prol do bem estar de outra pessoa...


Mas e aquele momento em que uma pessoa que você gosta estava lá precisando de ajuda, mas você por já estar cansado de ajudá-la, ignora-a? E aquela momento, em que você prefere ir a uma festa a fazer companhia a uma pessoa querida e necessitada? Ou aquele dia em que você simplesmente foi frio e indiferente com alguém que te ama? E até mesmo aquele dia que você se recusou a dar um chiclete Big-Big a seu amigo, só pela vontade de comer mais?

São nessas horas que o egoísmo fala mais alto. Você prefere fazer algo que lhe dê proveito, mesmo prejudicando outra pessoa.


Agora eu pergunto, o egoísmo é sempre ruim e deve ser sempre repudiado? Por incrível que pareça, não. Ora, ele é inerente por um motivo, certo? Por exemplo, usando a constituição, é ou não aceitável matar alguém por autodefesa? Perceba que é um ato egoísta do mesmo jeito, pois você está prejudicando uma pessoa em beneficio próprio.

Fora essas coisas envolvendo a sobrevivência, sim, o egoísmo é repugnante (não consigo pensar em outra forma de egoísmo aceitável), e devemos evitá-lo ao máximo, por mais difícil que isso seja.

Já o altruísmo, é, na minha concepção, o segredo da felicidade. Não precisa ser nada exagerado, como virar médico sem fronteiras, por exemplo. Basta praticar a solidariedade, pois não há nada melhor do que ver um sorriso de outra pessoa, e saber que ela está sorrindo por sua causa. E se essa pessoa for alguém que você ama, a felicidade que ela recebe é a raiz quadrada da que VOCÊ recebe!

Pratique o bem, seja altruísta! ;)

Solidão (e loucura)


Sozinho no meu quarto

Eu me deito

Sozinho no escuro

Eu apodreço

Sozinho... Só eu e mais ninguém.

(eu enlouqueço!).


Uma música pra alegrar

Mas ela me entristece

Pego minha guitarra

E toco notas solitárias

Sozinho... Só eu e mais ninguém

(E o silêncio prevalece)


Queria um amigo aqui comigo

Mas estou sozinho

“Curtindo” a tristeza da solidão

Alongando o sofrimento

Sozinho... Só eu e mais ninguém

(quero que tudo isso se acabe)


Levo um fardo nas costas

Solitário, eu carrego o mundo

Um fardo que não posso dividir

Pesado demais pra ombros alheios

Sozinho... Só eu e mais ninguém
(ando torto, estou louco).


Ó solidão...

Que tanto me faz sofrer

Que tanto me inspira

Que tanto me dói

Vá embora...

(Por favor...).

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Baseado (em fatos reais)... - Cap 01

Era uma vez, num lugar não muito distante, um garoto. Nascido em berço de ouro, sempre foi tratado pelos seus familiares como um príncipe, que cresceria para se transformar em um Rei. “Ah! Vai herdar o legado do pai!”, diziam. Mas a garoto, extrovertido e feliz na infância, foi ficando mais tímido, devido ao peso de “Herdeiro do Legado” nas costas... Com a timidez, ficou isolado, sem amigos, solitário...


Encostado num canto, com o rosto entre os joelhos, o menino chorava, esperando que alguém aparecesse, e lhe estendesse a mão. Mas ninguém apareceu, e a solidão tomou conta da sua vida. Inconscientemente, o garoto foi construindo um muro ao redor de si. Inicialmente, apenas uma parede, mas que com o tempo, foi ganhando altura, e espessura. Passou a ser apenas um muro, depois uma muralha, e enfim, uma Fortaleza Impenetrável.


Até que um dia, outro garoto apareceu, do lado de fora da Fortaleza. Curioso, bateu no portão de aço escuro e gritou:

- Posso entrar? - O construtor da muralha ficou confuso e sem saber o que fazer diante dessa pergunta.

- Ora, que criatura é essa que ousa me importunar nos meus domínios? - perguntou o garoto da Fortaleza.

- Me chamo Roberto Cipreste, e gostaria de entrar nessa Fortaleza. Tu és o dono dela? Como se chamas?

- Chamo-me Don Ricardo, e não sou apenas o dono, como também o construtor e único morador. A entrada de estranhos é terminantemente proibida.

- Único morador? Então deve ser extremamente solitário aí dentro, não? Deixe-me fazer companhia...


Mais confuso do que nunca, Don Ricardo, olhou por uma pequena abertura a fim de ver quem era esse ser tão curioso. Viu nada mais do que um garoto comum, mas de um carisma imenso. Gostou de imediato desse tal Roberto Cipreste, e perguntou:

- Se eu permitir sua entrada, o que ganho com isso?

- Ora, ganhas minha companhia, e isso não é pouca coisa diante dessa solidão que te dominas...

- Solidão? Quem disse que estou solitário?

- Você está sozinho, nessa imensa Fortaleza, como não poderias sentir-se solitário?

- Ok, você venceu. Estou solitário sim, mas isso não me incomoda. – Mentiu Don Ricardo.

- Duvido muito, pois ninguém agüenta passar muito tempo sozinho. Deixe-me entrar, e verás que estou certo.

- Refletirei sobre seu caso...


Com uma dúvida imensa no peito, Don Ricardo pensou silenciosamente. Já o outro garoto esperou pacientemente, mas não em silêncio. Contou detalhes da sua vida: sua família, seu passado, suas agonias, seus desejos, seus sonhos... E com isso, ia cada vez mais conquistando o coração amargo de Don Ricardo, conquistando sua admiração, e a vontade de estar junto desse carismático garoto...


Após um longo tempo, quando Roberto estava quase desistindo, um rangido alto fez-se ouvir, e os portões de aço começaram a se abrir, lentamente. O garoto então finalmente entrou na Fortaleza, e assim que os portões se fecharam atrás dele, uma grande rachadura apareceu, mas a Fortaleza Antes Inpenetrável ainda manteve-se de pé, e assim está até hoje...


Continua no próximo capitulo! ;)

Vem Comigo

Pra quê chorar

Se isso não fará

O sol brilhar?


Vamos lá fora

Pra ver o mar

Sentar na areia

E descansar.


Não adianta

Se lamentar

E se quiser

Pode vir, comigo.


Eu vou sair

Pra ver o sol

Ou viajar

Pelas estrelas.


Quem sabe assim

Te ensinar

Como viver

Como sorrir


Vamos sair

E aproveitar

Vamos viver

E ser feliz


Eu vou sair

Pra ver o sol

Ou viajar

Pelas estrelas


E só assim

Recomeçar

A brilhar

A viver

O Sonho

Eu tive um sonho
Bem diferente
Foi nesse sonho
Que tudo começou

E nesse sonho
O mundo estava em guerra
E uma nova era
Começou ali.

O mundo era
De injustiça
De hipocrisia
Bem diferente
De uma Fantasia
Que alguém criou.

No meu sonho
Tudo era crise
Tudo era dor
Internacional

Não suportei
Aquilo tudo
E eu pensei
Em fugir.

Eu tive medo
Quando acordei
Do pesadelo
E percebi
Tudo é real
Tudo se acabou

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dust In The Wind - Kansas



Poxa, acho que muitos vão começar a se perguntar se este blog está deixando de ser autoral, para ser apenas um blog cujos autores postam músicas bonitinhas, que podem ser facilmente encontradas no youtube. Bem, isto está longe de ser verdade.


Minha intenção com esta postagem, é tentar passar a todos a emoção que sinto ao escutar esta música, que tem me marcado muito neste momento. Ela me faz parar para refletir sobre a vida, sobre minha vida, e me faz até chorar.


Pois é, muitas vezes, o momento passa num piscar de olhos e nós nem nos damos conta. Não fazemos nada, apenas assistimos ele passar, levando um infinito de emoção e oportunidade, e nós sequer aproveitamos.


Quantas pessoas boas entraram nas nossas vidas e nós, simplesmente, deixamos que elas se fossem, sem dar a devida atenção? Quantas pessoas queridas se foram de nossas vidas e nós não demos o devido valor? Quantas vezes deixamos de dizer "eu te amo"? E o momento passou.


Quantas vezes vimos nossos sonhos passarem bem diante de nosso nariz e não aproveitamos? Quantas vezes desperdiçamos o nosso tempo com coisas banais? Quantas vezes deixamos de aproveitar as coisas boas da vida? E o momento se foi.


O momento se foi e você se arrependeu. Uma dor angustiante tomou conta do seu peito, mas você não pôde fazer mais nada, a não ser lamentar. O tempo nunca voltará, por mais que você suplique. Aquela pessoa especial nunca voltará, por mais que você chore.


Portanto não deixe de aproveitar, e valorizar, cada minuto de sua vida, não dê brechas ao arrependimento. Pois somos como a poeira no vento, que vai sendo levada sempre por novos caminhos, sem chance de voltar.


Letra da música:

I close my eyes

only for a moment

and the moment's gone

all my dreams

pass before my eyes, in curiosity

dust in the wind

all we are is dust in the wind


Same old song

just a drop of water

in an endless sea

all we do

crumbles to the ground

though we refuse to see

dust in the wind

all we are is dust in the wind


Now, don´t hang on

nothing lasts forever

but the earth and sky

it slips away

And all your money

won`t another minute buy


Dust in the wind

all we are is dust in the wind

dust in the wind

dust in the wind

everything is dust in the wind


Tradução:

Eu fecho meus olhos

apenas por um momento

e o momento se foi

todos os meus sonhos

curiosamente passam diante dos meus olhos

poeira no vento

tudo o que nós somos é poeira no vento


A mesma velha música

apenas uma gota d'água

em um mar infinito

tudo o que fazemos

cai em pedaços

embora nós nos recusemos a enxergar

poeira no vento

tudo o que somos é poeira no vento


Agora, não desperdice (um minuto)

nada dura para sempre

apenas a Terra e o Céu

ele (o minuto) foge

E todo o seu dinheiro

não comprará outro minuto


Poeira no vento

tudo o que somos é poeira no vento

poeira no vento

tudo isso é poeira no vento


terça-feira, 14 de abril de 2009

Imagine - John Lennon

Hoje recebi um comentário interessante. Victor Albuquerque, um amigo da faculdade (o blog dele tá ali do lado, Diário de Um Universitário), comentou que a série "Grandes músicas, grandes letras" deveria se chamar "Grandes músicas, grandes letras de Pink Floyd". Resolvi colocar outra música, de outra artista só por causa disso. :P

Apresento-lhes, Imagine by John Lennon (era pós Beatles)



Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky

Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too

Imagine all the people
Living life in peace

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man

Imagine all the people
Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one...

Tradução:

Imagine não haver o paraiso
É fácil se você tentar
Nem inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje

Imagine que não há nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religiões, também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só

Imagine que não há posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só...


Ps: Die, Yoko, Die! XD
Pps: Em breve, God Dylan.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Frases de Impacto

Hoje eu resolvi postar algumas frases que eu comecei a escrever no final do ano passado, começando com o tema "amizade". Digam o que acharam...



Amigo não é o que perdoa, é o que pede perdão... 22/01/09.


Amizade não é aquela relação que acaba por causa de problemas, é aquela que passa por todos os problemas e sai mais forte do que jamais foi... 22/01/09.


Amizade não é um sentimento, é uma conquista, pois por ela nós lutamos e a defendemos bravamente sem hesitação... 24/01/09.


Nossa vida é formada por pessoas, às vezes por pessoas amigas, às vezes por pessoas chatas e na maioria das vezes pelos amigos chatos. 27/01/09.


Amizade não é nada mais do que uma palavra... o sentimento que há entre algumas pessoas não é possível de se expressar com palavras... 03/02/09.

sábado, 11 de abril de 2009

Cansaço

Cansei

Cansei de tudo

Pensei

Pensei sobre tudo

Agüentei

Já não agüento mais


Vazio

Mas que vazio?

Vazio no peito

Vazio na vida


Dor que queima o coração

Dor que impede a respiração

O que fazer?

Já não sei

Cansei...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Frase do dia

Respeite sempre as individualidades de cada um, pois se fôssemos todos iguais, o mundo teria menos graça e mais desgraça.

Wish You Were Here by Pink Floyd

Continuando com a série "Grandes músicas, grandes letras", para
compensar o video de "É o Tchan", apresento-lhes:

Wish you were here - Pink Floyd



Wish You Were Here

So, so you think you can tell
Heaven from Hell
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?

Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold confort for change?
Did you exchange
A walk on part in the war
For a lead role in a cage?

How I wish
How I wish you were here
We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl
Year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here


Tradução:

Queria que Você Estivesse Aqui

Então, então você acha
que consegue distinguir
O céu do inferno
Céus azuis da dor
Você consegue distinguir
um campo verde
de um frio trilho de aço?
Um sorriso de um véu?
Você acha que consegue distinguir?
Fizeram você trocar
Seus heróis por fantasmas?
Cinzas quentes por árvores?
Ar quente por uma brisa fria?
Conforto frio por mudança?
Você trocou
Uma pequena participação na guerra
Por um papel principal numa cela?

Como eu queria
Como eu queria que você estivesse aqui
Somos apenas duas almas perdidas
Nadando num aquário
Ano após ano
Correndo sobre o mesmo velho chão
O que encontramos?
Os mesmos velhos medos
Queria que você estivesse aqui.


Frases Marcantes

"Ei, tu tem um blog, né?". Esta foi a frase mais marcante da noite deste sábado. Uma noite na qual, apesar de estar na casa de amigos e arrodeado de gente conhecida, eu não me sentia muito a vontade. "Poxa, que massa, alguém conhece meu blog", foi o que pensei na mesma hora em que deixei escapar um largo sorriso. Aquela simples pergunta, vinda de uma pessoa, até então, desconhecida, mudou completamente o meu estado de espírito.

Fiquei bastante feliz naquele momento, pois nunca havia imaginado que este humilde blog poderia atingir pessoas que estão fora do convívio do seus autores. Aquela felicidade que eu senti foi a de quem faz algo de coração e tem seu trabalho reconhecido.

Resolvi postar isso aqui para agradecer, mais uma vez, a todos aqueles que alguma vez dedicaram uma parte de seu precioso tempo à leitura de nosso blog. E para agradecer, principalmente, à autora da pergunta inicial desta postagem, que me trouxe tanta felicidade e que me deu ainda mais vontade e força para tocar este blog.

Ah, já ia esquecendo...
Outra frase q marcou muito no sábado, desta vez pela quantidade de vezes que foi dita, foi: "Bota uma música do É O Tchan! Se botar eu danço...". Pois é, este pedido não foi atendido naquele dia, então resolvi atendê-lo aqui (antes tarde do que nunca). Pena que não vou poder ver a dança, pois digo logo que a dançarina arrasa!



PS1: Só achei vídeo com a qualidade ruim, mesmo...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um dia na chuva...

Um dia de chuva, um menino embaixo de uma sacada na rua, molhado, com a barriga ainda reclamando. Sua ultima refeição havia sido tirada de algum saco de lixo, de algum prédio da rua, há dois dias atrás.

As pessoas passam na rua e o ignoram, quase como se ele não existisse, e ele sente que não existe, afinal, se existisse, o Deus que ele já acreditara um dia, não permitiria, de forma alguma que ele passasse por tudo aquilo na vida. Nascido nas ruas como um filhote na selva, criado para tentar sobreviver, caçando para tentar comer, abrindo lixos e se humilhando. Gosta muito do lixo que encontra junto de lanchonetes e restaurantes, porém lá ele não é o único, existem muitos como ele por lá, e já vira muitos morrerem em brigas pela comida, por isso, prefere evitar esses lugares.

Vê lojas de grife com pessoas comprando itens com preços que ele nem consegue interpretar, só sabe que são números bem grandes. Pede ajuda para tentar cobrir o lixo em sua barriga, mas novamente, ignorado. Talvez só para lembrá-lo de sua inexistência. Mas o garoto já está acostumado, pois desde que nascera nessa selva de pedras, passa pela mesma coisa. Só queria que a barriga também se acostumasse e parasse de reclamar.

No fim do dia, procura um lugar coberto e vazio. Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil, a concorrência está crescendo. Após algum tempo, achou um bom lugar: uma parada de ônibus que tinha até assento! Deitou e tentou dormir, se preparando para o próximo dia. Dormiu, mas não acordou.

O Menestrel - William Shakespeare



Uma das mensagens mais belas que já li.
Agradecimentos a meu primo Tales, que mostrou o vídeo à Renato, meu melhor amigo, e que por sua vez, repassou para mim.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Almas Gêmeas

Sei que você está por aí, em algum lugar deste louco mundo. Sentindo o mesmo que eu, sentindo um grande vazio, sentindo-se incompleta.


Sei que você está por aí, me procurando mesmo sem saber quem sou. Mesmo sem sabem como sou, mas cheia de esperanças de que um dia possa me encontrar.


Estou me sentindo só, mesmo com várias pessoas à minha volta, pois a pessoa mais importante não está aqui. Porque você não está aqui e sem você sempre estou só.


Todos os dias saio à sua procura. Olho em cada praça, em cada casa, em cada carro na rua. Sempre na esperança de poder te encontrar.


Mal vejo a hora de lhe encontrar, de olhar nos seus olhos e ter certeza de que você é aquela que tanto busquei. Ter certeza que com você serei feliz.


Mal vejo a hora de ter você comigo, de lhe fazer carinho, de lhe fazer um cafuné e de lhe fazer sorrir. Mal vejo a hora de lhe dizer o quanto é bom estar com você.


Saiba que sempre estarei aqui, de coração aberto, pronto para lhe amar até o fim de minha vida.


Beijos


Ass: Sua Alma Gêmea.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Será que vale a pena?

Será que vale a pena ter sonhos

Se você não tenta realizar?

Será que vale a pena fazer promessas

Se você não vai cumprir?


Vá em busca dos seus sonhos

Não desista nunca!


Será que vale a pena fazer planos

Se você não corre atrás?

Será que vale a pena começar

Se você não vai até o fim?


Vá em busca dos seu sonhos

Não desista nunca!